julho 03, 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE GRANDE DO SUL
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
Universidade Aberta do Brasil
Pólo: Santo Antônio da Patrulha

R E S E N H A C R Í T I C A

Aluno: Marcia Pereira Ramos Data: Abril de 2009


Professora: Elisa Boff


Identificação da Obra: Datas Comemorativas: fazendo arte ou não?


Autores: Ana Maria Petraitis Liblik, Isoldi Ciscato e Thais Gralik


Fonte: www.artenaescola.org.br . Acesso em 31 de Março de 2009, 18h 25min

Santo Antônio da Patrulha, abril 2009.
Introdução

O texto apresenta um paralelo a aplicação de Artes com as Datas Comemorativas, como é visto por outros segmentos da educação e sugere métodos para equilibrar estes dois elementos.
As autoras colocam como é visto o processo de construção artística e que o uso das Artes aliadas as Datas Comemorativas foram deturpadas, uma se vale do conhecimento de obras e autores e a outra atende a um apelo na maioria das vezes comerciais. Porém as autoras acreditam que o bom senso é o fiel da balança.

Aspectos Fundamentais
As autoras afirmam que é possível conciliar Artes e Datas Comemorativas, fazendo uso de obras e sugerindo atividades que as releiam, envolvendo o educando, de maneira que não somente crie pelo simples fato de ser obrigatório, atendendo o interesse das administrações escolares como se os mesmos fossem decoradores destes ambientes.
O educando deve ser estimulado através de objetos de aprendizagem pelo conhecimento que as Artes podem lhe trazer, evitando que o consumo seja incentivado, e sim, desenvolvam habilidades para criar e interpretar, já que este ensino é bastante questionável por outras áreas que desconhecem o real valor da criação artística.

Conclusões
Após a leitura deste artigo, é possível conluir que a Arte sempre foi muito polêmica e que ainda nos dias de hoje, é muito mal vista por outros segmentos, que não entendem a importância deste ensino no desenvolvimento emocional e intelectual do educando. Bem como, observar que os dois elementos apresentados são bastante relevantes, pois nos dão suporte para compreender que é possível fazer Arte e aplicar as Datas Comemorativas, aproveitando ao máximo o desenvolvimento das habilidades aliadas ao uso das técnicas.

Reflexão Crítica
É coerente que neste momento se faça algumas considerações.
Ao realizar esta resenha, pude compreender melhor o valor das Artes na formação do individuo como um todo (educando) e muito especialmente, o valor desta em nossa formação, como futuros profissionais (educadores).
As Artes são responsáveis pelo desenvolvimento critico-criativo, fonte riquíssima de conhecimento e desenvolvimento.

Nenhum comentário: