junho 30, 2009

"AVALIAÇÃO: O USO DO PORTIFÓLIO"

A maneira que nossos alunos são avaliados, refletem, apenas em parte, aquilo que realmente adquiriram de aprendizado. Esta é uma questão para nós bastante desafiadora e especialmente em nosso país uma barreira a ser vencida.
Com a influência do construtivismo, surge nos anos 80, a proposta de utilização do portifólio, como uma alternativa para que a avaliação fosse eficaz.
O portifólio já tem sido utilizado como instrumento de avaliação, tanto de discentes como de docentes, onde sua principal característica é levar em consideração as diferentes formas de aprender, dando uma maior ênfase a reflexão, permitindo por meio de diversas experiências obter novos saberes. Este recurso visa reunir os trabalhos realizados durante a caminhada do educando e do educador, apresentando suas tarefas com desenvoltura na interpretação e informação, aprofundando seus conhecimentos e aprendizados, este portifólio em algumas oportunidades pode ser comumente chamado de “diário de bordo”.
Hoje este recurso já vem sendo utilizado na avaliação de professores e alunos, levando em consideração que a reflexão, a avaliação e o portifólio são recursos que visam promover o aperfeiçoamento dos mesmos, sugerindo uma auto-avaliação.
O grande valor do uso dos portifólios está na reflexão, pois, educadores e educandos devem ser acima de tudo, pessoas reflexivas, sempre prontas a receber novas informações enriquecendo o aprendizado e instigando ao crescimento com novos fazeres.

Nenhum comentário: